É. Foi. Será. Um dos filmes que mais gostei de ver. "Stalker". Um dia em Londres em Picadilly Circus havia uma loja de música e video muito conhecida. Havia. Agora foi 'normalizada' e chama-se salvo erro Virgem qualquer coisa. Nessa dita loja, havia uma ala dedicada às bandas sonoras - sim, ala porque eram filas de CDs de música de filmes de todo o género. Aqui na santa terrinha apenas uma prateleira e já é pedir muito, pois a maioria das lojas só têm mesmo uma fileira nessa hipotética prateleira. O olhar perde-se pelos filmes cujas bandas sonoras estão ali representadas. A capa de um CD chama a atenção. Eu já a tinha visto antes. Era aliás igual. Mas a caixa não. Esta era de um CD duplo, a banda sonora original (OST) de "Apocalypse Now", que inclui diálogos do filme entrecortados pela música. Importado dos States! (dizia num autocolante). Com este achado no 'cesto de compras' continuei as buscas e dei de caras com um CD que nem queria acreditar existir: " Solaris, The Mirror, Stalker Films by Andrei Tarkovsky Music composed by Edward Artemyev". Quem!?
UAU! A música dos filmes de Tarkovsky! Nem queria acreditar. Estava verdadeiramente na gruta de Aladino. Mas quem era esse compositor?De todos os filmes que vi de Andrei Tarkovsky (só "O Espelho" ainda está em espera) o que mais me agradou, talvez por ser um cenário algo semelhante com o mundo de "Simon du Fleuve" (ver post anterior "A Balada de Cabelo Ruivo"), foi "Stalker". Durante anos não me esqueci da cena inicial do filme que vi no saudoso ciclo de Ficção-ciêntífica da Gulbenkian. Aquele trepidar do comboio, o copo, a rapariga. Tudo aquilo tem um ar misterioso. Aliás como toda a paisagem desolada do filme. E aquela música!
Como o filme era russo nunca pensei conseguir encontrar a banda sonora dele. Que editora estaria interessada nisso? Pois é. Mas havia quem estivesse. "Torso Kino", uma editora alemã editou. E a música do CD não era só desse filme como de todos os de Tarkovsky que verifiquei eu, tinham o mesmo compositor: Edward Artemiev.

Bem vindos à Zona. Mas tenham cuidado, pois na Zona todos os desejos se tornam realidade...
(NOTA: para os incautos que queiram comprar o DVD do filme Stalker, verifiquem se a edição da Ruscico tem o som Doby 2.0 também, pois a remistura em 5.1 fez desaparecer todo o fulgor dessa cena inicial).
No comments:
Post a Comment